A história da Igreja Universal em Cabo Verde

A Igreja Universal do Reino de Deus é uma entidade religiosa sem fins lucrativos, constituída por escritura pública exarada a folha 46 a folha 48 do livro de notas para escrituras diversas nº 4 B do Cartório Notarial da Região de 1ª Classe de São Vicente, publicada no Boletim nº 8, de 21 de Fevereiro de 1994, I Série, e tem em seu estatuto a missão principal a pregação do evangelho e a Palavra de Jesus Cristo por todo o mundo.

Em Cabo Verde, tudo começou em 1993, na ilha de São Vicente na zona de Ribeira Bote, pouco a pouco, as pessoas foram surgindo, umas por curiosidade e outras fruto do trabalho de Evangelização dos Pastores.

Rapidamente, o espaço tornou-se pequeno demais, desde então, foi necessário transferi-se para um espaço maior na Zona do Alto Miramar, no antigo cine Miramar para que todos tivessem a possibilidade de ouvir a Palavra de Deus. Em 1995 deu-se início a construção da primeira igreja própria na ilha, na rua do Douro. 2005 a sede nacional da  igreja foi transferida para cidade da Praia.

Ao longo destes anos, temos testemunhado várias mudanças na vida de muitos, sonhos têm-se tornado realidade, isto porque os fiéis têm usado a sua fé num Deus Vivo.

Para ajudar no desenvolvimento do trabalho, foram levantados Pastores para pregar o Evangelho, acompanhados das suas respectivas esposas. Todos os dias, Pastores e Bispos têm travado uma luta árdua, por todos aqueles que precisam de ajuda e orientação, pois assim diz a Palavra de Deus “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16.15). Por outro lado, contamos com os obreiros que recebem, atendem as pessoas e, através da Evangelização, levam uma palavra de conforto a todos os que sofrem.

Cuidando do futuro da Obra de Deus

Podemos verificar que desde de 1993, a Igreja Universal não se preocupou apenas em ter muitos fiéis, ela procura trabalhar de um modo diferente com cada grupo.

Ao dirigirem-se à Igreja, as crianças, acompanhadas dos seus pais, assistiam às reuniões, mas, devido à sua idade, elas não entendiam a mensagem passada pelo Pastor. E foi pensando nelas, que foi aberto um local, especialmente a si dedicado, no qual podem brincar e aprender a Palavra de Deus. Por vivermos numa sociedade em que, muitas vezes, os jovens são autores de atos que desiludem as suas famílias, foi criada a Força Jovem, na qual os jovens recebem uma mensagem de motivação para que possam acreditar na realização dos seus sonhos, levando-os a participar em atividades sociais, culturais e desportivas.

A fé que move montanhas

A Igreja Universal procura organizar diversas concentrações de fé. Concentrações estas que permitem avivar a fé das pessoas. De um coreto, outrora no Brasil, hoje os encontros são realizados em estádios e pavilhões. O grande número de pessoas no local demonstra que a fé não tem limites, pois a sinceridade das orações, aliada a uma fé determinada no Deus Vivo, têm abençoado a vida deste povo.

A tecnologia ao serviço da Palavra de Deus

Acompanhando todos os avanços da tecnologia, apesar dos obstáculos colocados, a Igreja Universal tem vindo a ganhar espaço, isto no que toca a televisão, rádio, rede social e imprensa escrita, com o jornal “Eu Era Assim”. Sendo os meios de comunicação acessíveis a todos é de suma importância fazer uso deles para alcançar toda a população.

Gestos de solidariedade

A Igreja Universal sempre manifestou um grande interesse em desenvolver eventos de caráter social. Para tal, são distribuídas sacolas de alimento nas zonas mais necessitados, assim como organizados eventos para recolher alimentos, contando com participação do Coração de Ouro, associação responsável pelo trabalho da obra social.

Um trabalho recompensador

A Igreja Universal não se acomoda nem se contenta com os números alcançados, assim como não recua perante os obstáculos. Ela está sempre de portas abertas, de domingo a domingo, a fim de receber todas as pessoas que chegam em busca de solução para os seus problemas, pois, para cada caso existe sempre uma mensagem especial.

Desde então, inúmeras pessoas que têm enfrentado problemas, que aos seus olhos pareciam ser impossíveis, têm encontrado na UNIVERSAL um apoio permanente. A Igreja Universal tem sempre como objetivo levar a salvação a todos, através do Senhor Jesus Cristo. Atualmente, podemos contemplar a expansão da obra em Cabo Verde, pois hoje podemos encontrar igrejas espalhadas de Santo Antão a Brava, presente em todo o arquipélago.